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Cientista de Dados
Bem-vindo ao meu portfólio. Aqui você encontrará uma seleção dos meus trabalhos relacionados a Ciência de Dados
Machine Learning na Segurança do Trabalho Prevendo a Eficiência de Extintores de Incêndio
O teste hidrostático extintor é um procedimento estabelecido pelas normas da ABNT NBR 12962/2016, que determinam que todos os extintores devem ser testados a cada cinco anos, com a finalidade de identificar eventuais vazamentos, além de também verificar a resistência do material do extintor.
Com isso, o teste hidrostático extintor pode ser realizado em baixa e alta pressão, de acordo com estas normas em questão. O procedimento é realizado por profissionais técnicos da área e com a utilização de aparelhos específicos e apropriados para o teste, visto que eles devem fornecer resultados com exatidão.
Seria possível usar Machine Learning para prever o funcionamento de um extintor de incêndio com base em simulações feitas em computador e assim incluir uma camada adicional de segurança nas operações de uma empresa?
Com isso, o teste hidrostático extintor pode ser realizado em baixa e alta pressão, de acordo com estas normas em questão. O procedimento é realizado por profissionais técnicos da área e com a utilização de aparelhos específicos e apropriados para o teste, visto que eles devem fornecer resultados com exatidão.
Seria possível usar Machine Learning para prever o funcionamento de um extintor de incêndio com base em simulações feitas em computador e assim incluir uma camada adicional de segurança nas operações de uma empresa?
Analisando o Comportamento de Vendas: Como Minimizar Custos de Estoque e Maximizar os Lucros
Projeto criado 100% na linguagem R.
Para maior detalhes sobre o Projeto , visualize o artigo publicado do Linkedin : https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:linkedInArticle:7108796948639326209/
Este projeto tem como objetivo mensurar o comportamento dos itens comercializados por uma determinada empresa para que seja possível mensurar indicadores como: Aceitação de Mercadoria, Curva ABC de Categoria de itens, Curva ABC de produtos individuais, Mensuração de range de preço de venda, suporte para criação de kit de vendas por região.
A proposta é entender o volume de vendas por item comercializado no decorrer do tempo para ter clareza no acompanhamento e solução de diversas dores originadas em uma Gestão de Estoque.
Como por exemplo: Qual o mix ideal de mercadorias para criar o kit de vendas de um vendedor externo? Qual Categoria de Produtos, desta categoria, quais itens tem mais aceitação na região? Qual Quartil de valores a região suporta, dando mais assertividade na escolha desses itens.
A empresa não possuia um Processo desenhado da gestão de estoque, onde o mix inicial era criado levando em consideração apenas a experiência do responsável.
Identificação do Problema:
Mesmo com o faturamento dentro do previsto em seu Planejamento Estratégico Anual, o Resultado financeiro esta deficiente;
Considerando os gargalos na area de Gestão de Estoque, tais como:
- Único Processo para criação e reposição de mix de vendas;
- Falta de análise da curva ABC dos produtos;
- Falta de parâmetro para solicitação de novas compras;
- Falta de Análise de Curva ABC de tipo de mercadoria para direcionar Mix de investimento.
- Excesso de determinado tipo de mercadoria em estoque.
Entendendo que o maior ponto de atenção deve ser para a área de estoque.
Solução:
O projeto tem como objetivo principal apresentar análises e informações baseadas nos dados, permitindo tomar decisões mais assertivas, tais como:
Compreender a tendência dos principais tipos de produtos vendidos na região de atuação.
Compreender o perfil dos principais itens vendidos na região de atuação.
Analisar o ticket médio, o valor máximo e os quartis relativos ao valor dos itens vendidos.
Estabelecer uma base para a porcentagem de mix para a confecção do mix de vendas para os vendedores em cada região.
Com essas informações, a empresa poderá maximizar sua gestão de estoque, reduzindo os custos de manutenção de estoque, além de potencializar suas vendas, ao adequar a mercadoria ideal para cada área de atuação. Isso permitirá planejar ações pontuais e individuais para cada realidade dos setores, dentre outras questões levantadas pela Administração da empresa
Etapas:
01 - Preparação do Ambiente RSTUDIO para desenvolvimento do projeto.
02 - Carregamento e análise exploratória inicial do DF
03 - Modelagem / Manipulação / Preparação de dados.
04 - Análise das Informações
05 - Apresentaçõa de Resultados.
Para maior detalhes sobre o Projeto , visualize o artigo publicado do Linkedin : https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:linkedInArticle:7108796948639326209/
Este projeto tem como objetivo mensurar o comportamento dos itens comercializados por uma determinada empresa para que seja possível mensurar indicadores como: Aceitação de Mercadoria, Curva ABC de Categoria de itens, Curva ABC de produtos individuais, Mensuração de range de preço de venda, suporte para criação de kit de vendas por região.
A proposta é entender o volume de vendas por item comercializado no decorrer do tempo para ter clareza no acompanhamento e solução de diversas dores originadas em uma Gestão de Estoque.
Como por exemplo: Qual o mix ideal de mercadorias para criar o kit de vendas de um vendedor externo? Qual Categoria de Produtos, desta categoria, quais itens tem mais aceitação na região? Qual Quartil de valores a região suporta, dando mais assertividade na escolha desses itens.
A empresa não possuia um Processo desenhado da gestão de estoque, onde o mix inicial era criado levando em consideração apenas a experiência do responsável.
Identificação do Problema:
Mesmo com o faturamento dentro do previsto em seu Planejamento Estratégico Anual, o Resultado financeiro esta deficiente;
Considerando os gargalos na area de Gestão de Estoque, tais como:
- Único Processo para criação e reposição de mix de vendas;
- Falta de análise da curva ABC dos produtos;
- Falta de parâmetro para solicitação de novas compras;
- Falta de Análise de Curva ABC de tipo de mercadoria para direcionar Mix de investimento.
- Excesso de determinado tipo de mercadoria em estoque.
Entendendo que o maior ponto de atenção deve ser para a área de estoque.
Solução:
O projeto tem como objetivo principal apresentar análises e informações baseadas nos dados, permitindo tomar decisões mais assertivas, tais como:
Compreender a tendência dos principais tipos de produtos vendidos na região de atuação.
Compreender o perfil dos principais itens vendidos na região de atuação.
Analisar o ticket médio, o valor máximo e os quartis relativos ao valor dos itens vendidos.
Estabelecer uma base para a porcentagem de mix para a confecção do mix de vendas para os vendedores em cada região.
Com essas informações, a empresa poderá maximizar sua gestão de estoque, reduzindo os custos de manutenção de estoque, além de potencializar suas vendas, ao adequar a mercadoria ideal para cada área de atuação. Isso permitirá planejar ações pontuais e individuais para cada realidade dos setores, dentre outras questões levantadas pela Administração da empresa
Etapas:
01 - Preparação do Ambiente RSTUDIO para desenvolvimento do projeto.
02 - Carregamento e análise exploratória inicial do DF
03 - Modelagem / Manipulação / Preparação de dados.
04 - Análise das Informações
05 - Apresentaçõa de Resultados.
Otimização de Acompanhamento: Vendas Externas
Este projeto tem como objetivo aprimorar a utilização dos dados coletados diariamente pelo Vendedor Externo e pela equipe SDRs, visando obter informações em tempo real sobre cada lead trabalhado e acompanhar o progresso de cada oportunidade.
A proposta consiste em desenvolver um processo que permita aos vendedores externos e aos SDRs acessar, de forma ágil e eficiente, os dados relevantes sobre os leads com os quais estão lidando. Isso inclui informações como histórico de interações, estágio do processo de vendas, requisitos específicos do cliente, entre outros detalhes relevantes.
Além disso, o processo também fornecerá relatórios e métricas sobre o desempenho de vendas. Será possível analisar dados como taxa de conversão, número de reuniões agendadas e outras métricas relevantes para avaliar a eficácia do processo de vendas e identificar áreas de melhoria.
Inicialmente as informações eram lançadas em uma planilha online, sem padrão de lançamento nas colunas : Cliente, Sistema Atual, Data, Cidade e Observação. Não era utilizado a coluna Status de acordo com sua necessidade e os lançamentos das observações eram lançados sem seguir uma lógica temporal.
Para acompanhamento era necessário acessar a base de dados da planilha online e filtrar as informações. Porém como a equipe SDR trabalha constantemente na planilha, gerava muita inconsistência e transtorno.
Identificação do Problema:
Criar um processo onde o Vendedor Externo pudesse ter informações certeiras e em tempo real de cada aspecto de seu lead. Com filtros de cidade, status de acompanhamento, status de demonstração e evolução de proposta. Sem que interferisse na operação do SDR.
Solução:
Desenvolvido um Dashboard onde concentrou todas as informações necessárias para um melhor acompanhamento da equipe externa. Mensurando as etapas permitindo uma ação mais precisa em cada respectivo lead.
Etapas:
Captação dos dados da planilha Online
Tratamento e transformação dos dados para criar o starschema corretamente.
Inclusão da classificação de Status
Desenvolvimento de um APP com Power Apps Plataform para padronização dos lançamento
Criação do Dashboard de Demonstração e Visitas.
Aguardando validação do cliente para criação do Dashboard Gerencial
A proposta consiste em desenvolver um processo que permita aos vendedores externos e aos SDRs acessar, de forma ágil e eficiente, os dados relevantes sobre os leads com os quais estão lidando. Isso inclui informações como histórico de interações, estágio do processo de vendas, requisitos específicos do cliente, entre outros detalhes relevantes.
Além disso, o processo também fornecerá relatórios e métricas sobre o desempenho de vendas. Será possível analisar dados como taxa de conversão, número de reuniões agendadas e outras métricas relevantes para avaliar a eficácia do processo de vendas e identificar áreas de melhoria.
Inicialmente as informações eram lançadas em uma planilha online, sem padrão de lançamento nas colunas : Cliente, Sistema Atual, Data, Cidade e Observação. Não era utilizado a coluna Status de acordo com sua necessidade e os lançamentos das observações eram lançados sem seguir uma lógica temporal.
Para acompanhamento era necessário acessar a base de dados da planilha online e filtrar as informações. Porém como a equipe SDR trabalha constantemente na planilha, gerava muita inconsistência e transtorno.
Identificação do Problema:
Criar um processo onde o Vendedor Externo pudesse ter informações certeiras e em tempo real de cada aspecto de seu lead. Com filtros de cidade, status de acompanhamento, status de demonstração e evolução de proposta. Sem que interferisse na operação do SDR.
Solução:
Desenvolvido um Dashboard onde concentrou todas as informações necessárias para um melhor acompanhamento da equipe externa. Mensurando as etapas permitindo uma ação mais precisa em cada respectivo lead.
Etapas:
Captação dos dados da planilha Online
Tratamento e transformação dos dados para criar o starschema corretamente.
Inclusão da classificação de Status
Desenvolvimento de um APP com Power Apps Plataform para padronização dos lançamento
Criação do Dashboard de Demonstração e Visitas.
Aguardando validação do cliente para criação do Dashboard Gerencial
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